terça-feira, 24 de junho de 2008

Wakantanka

Wakantanka.
“Oh, Wakantanka, Grande Espírito do sol,... fonte de toda a vida, criado em violência, prazer e dor,... e que tira a vida para manter a vida. Continuando o ciclo eterno de vida e morte,... sou humilde e obediente diante de Ti. Faça valer à pena!”
Esta era a maneira dos Sioux invocarem a Deus guando faziam o juramento ao sol, e eram os senhores das pradarias da América do Norte. Até os anos 1800s quando os americanos do norte o os proibiram de tal rito, isto é, depois de o os exterminarem nas lâminas e pontas de seus sabres.
Engraçado como conhecemos a história da América do Norte, até os detalhes dos índios. Não é para menos eles nos vem doutrinando a anos através dos seus enlatados.
No Brasil pouco se sabe de história e história dos índios brasileiros. Quando criança aprendi na escola que os índios brasileiros viviam nus, habitavam em ocas e se alimentavam do que os rios e as florestas lhe forneciam. Não sei o que ensinam hoje para as crianças nas escolas brasileiras sobre índios.
Eu e muitos da minha geração meio que levamos um choque na nossa falsa inocência, quando apareceu na televisão um cacique índio de carro importado, cheio de jóias e estuprador. Como em todos os lugares existem as anomalias, no meio dos índios, não poderia ser diferente.
Hoje no Brasil os índios dorminhocos estão sendo acordados. Dorminhocos? Você conhece a técnica dos norte americanos, de criar um deles no meio dos outros, até chegar a hora certa. Só que aqui na Amazônia eles fizeram diferente, levaram alguns índios para serem criados lá, e a muito já foram devolvidos. E agora eles estão tomando a Amazônia. Quem? Os índios? Não, os norte americanos.
Brasileiro eu te conheço, e sei que você está aqui. Você já lutou contra o nazismo na Itália, você já foi chamado de estudante, comunista, quinta coluna e até de cara pintada. Então brasileiros vamos defender a Amazônia. Vamos fazer como os Sioux.
Vamos fazer valer à pena!
Martorano Bathke
ronald@ps5.com.br
*publicação permitida desde que conste o nome e e-mail do autor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores