quinta-feira, 5 de junho de 2008

Carta

Monsenhor Blévio Oselame.
Casa Paroquial.
NESTA।

Desde que o Jornal Travessia criou o Concurso Cultural, do qual participei। Com a escrita de cartas em homenagem póstuma a ícones da cidade de São Joaquim.
Estou com esta carta em minha mente, pois desde então queria homenagear-lhe, como um ícone da cidade de São Joaquim em vida.
Neste ano de Nosso Senhor de 2004, no vosso Jubileu de Ouro Sacerdotal, quando a Secretaria de Estado do Vaticano lhe outorga o Título de Monsenhor, e as homenagens fazem fila em sua direção, esta mesmo singela torna-se imperativa, pois corre o risco de ficar esquecida em um das gavetas do meu cérebro.
Como diz o ditado: “Não há juiz mais severo nem mais justo que o tempo”.
Foste e és, um ícone vivo, da história deste município.
Foste contraditório, polêmico, criticado nem uma nem duas vezes, agora quando paramos o tempo numa infinitesimal fração de segundo para homenagearmos o pároco, o padre, o vigário, o homem e o ser humano vem o tempo e nos mostra as pérolas da sua eloqüência, do seu conhecimento, do seu trabalho, da sua amizade, da sua contribuição e da sua FÉ.
Conta à lenda que Dienógenes saia todas as noites com uma lanterna na mão pelas ruas de Atenas, a procura de um homem cem por cento certo, a lenda não nos diz se era para ver se existia, para quebrar-lhe a lanterna na cabeça ou ambas as duas.
Permita-me imitar-lhe, pois lhe considero o Mestre das Analogias e Metáforas.
Ao contrário de Dienógenes, nestes cinqüenta anos tens andado dia e noite, não com uma simples lanterna, mas com a Luz Divina a orientar e a iluminar os nossos caminhos não só os em direção a Deus, mas também os terrenos, pois nunca negaste um conselho nem uma palavra amiga a quem quer que lhe procure.
Continuando a lhe parodiar, na Roma antiga quando os Generais e o César desfilavam em cortejo nas suas carruagens sempre havia um escravo a lhes lembrarem que toda glória era transitória.
Mas cá estou eu, um simples paroquiano seu, a lhe lembrar que a sua glória não é transitória, mesmo o povo lhe chamando de Padre Brévio, pois ela não é só deste mundo ela é a Glória da Fé, portanto Eterna.

Ronald मर्तोरानो Bathke.
São Joaquim, 22 de dezembro de 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores