segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Hoje Acredito

Eu Hoje Acredito.
Eu hoje acredito que os habitantes da Vila de São Joaquim da Costa da Serra, acreditaram que você trouxe o espinho. Até hoje seus descendentes chamam a batata que veio ali do Peru de inglesa.
Você chegou aqui no ano de 1886, quatro anos depois da emancipação da Vila, tal qual um extraterrestre, trouxe tantas coisas que a maioria da população nem sabiam que existia. O nó na cabeça dessas pessoas deve ter sido muito grande.
Segundo o Instituto Botânico, você Ulex Europaeus conhecido mais como Tojo nos seus países de origem saiu de Portugal e da Espanha no meio de sementes exportadas e se espalhou pelo mundo. Ironicamente é atualmente cultivado em estufas em alguns países para venda, com uso de florais, alucinógeno e medicinal.
Você Paulo Bathke era meio diferente: professor de línguas na Universidade de Berlim. Desgostoso com o cancelamento pelo Kaiser, do intercâmbio cultural entre Alemanha e Japão do qual fazia parte, saiu pelo mundo. Garimpou diamantes na África do Sul, morou em Tubarão, Lauro Muller e São Joaquim. Você não ia à festa do chope em Blumenau e sim em Frankfurt, ia à Suíça fazer cursos de agrimensura e engenharia e também na Alemanha de botânica e música. Na volta trazia bacelos de maçãs enterrados em batatas, o Teodolito na época chamado o Deus da terra, fogos de artifício, máquinas e filmes para montar o cinema, instrumentos musicais, pois sua família montava uma banda, artigos para a sua loja de importados. Naturalizou-se brasileiro para ser prefeito.
No século XX um ilustre cidadão desta cidade questionou meu pai, e como plantava os bacelos? Não sabia que eram enxertados em pés de marmelo da mesma família, que abundavam a beira dos arroios dessa região, imagine então o que pensavam alguns no século IXX. Com seu Teodolito mediu e mapeou toda a região, Fez o traçado da estrada São Joaquim a Urubicí e construiu parte dela como também construiu o trecho São Joaquim rio Lavatudo. Construiu o grupo escolar Manoel Cruz, doou parte da região dos bairros Minuano, Raia e Madre Paulina ao município para ser dividido em lotes para os pobres. Catalogou espécies da flora desenhou a fauna e levava seus relatórios para a Europa. Fez um estudo para o Governo Brasileiro da viabilidade econômica entre a maçã e o café. Ironicamente morreu pobre, pois diferente da maioria que entram para a política para por a mão no erário, já que o Governo do Estado não pagou as obras acima citadas pagou do seu bolso e os lotes para os pobres os prefeitos que te sucederam venderam. Deduzi eu que aqui se encontrou com o Ulex Europaues e fez uma cerca, pratica até hoje usada com várias espécies. No século IXX você era meu Alquimista trouxe tanto, fez tanto que na mente dos nativos trouxe o espinho.
Meus parabéns Herr Paulo Bathke você trouxe o Ulex Europaues para a Vila de São Joaquim da Costa da Serra.
Martorano Bathke.
Ronald@ps5.com.br*Publicação permitida desde que conste o nome e e-mail do autor.

Um comentário:

  1. Não sabia que Sr. Paulo era alemão, apesar de sua decendencia estar explicita em seu sobrenome Bathke.
    Estamos em uma cidade razoavelmente pequena, e as pessoas nem se conhecem, não conhecem suas histórias, suas raizes.
    Obrigado pelas informações, gostei do artigo.
    Gabriel

    ResponderExcluir

Seguidores